Como extrair, conservar e aquecer o leite materno!

Como extrair, conservar e aquecer o leite materno!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como extrair  leite materno com a bomba elétrica?

A bomba elétrica é mais rápida e eficiente. Coloque junto ao seio uma peça de sucção, ligue a máquina e ela facilmente extrai o leite.

 

1_42_31

Como armazenar o leite materno?

O leite materno deve ser armazenado em biberões ou sacos especiais para armazenamento de leite. Existem à venda sacos e frascos próprios para esse efeito. Quando extrair o leite materno guarde-o no frigorífico só até às 72 horas. Após as 72 horas não sirva esse leite ao bébé, deite-o fora. Nota: É muito importante escrever a data em que o leite foi extraído.Caso opte para congelar o leite, este pode ser armazenado até um máximo de 3 meses.

 

Como descongelar o leite materno?

Retire o leite materno do congelador e coloque-o a descongelar no frigorífico, esta é a única forma de garantir que todos os nutrientes do leite materno importantes são preservados e que a contaminação bacteriana é minimizada.

 

Como aquecer o leite materno?

Aqueça o leite materno sempre em banho maria. Atenção, nunca use o microondas porque há um sobreaquecimento no centro do recipiente, por vezes o leite parece pouco quente, mas no entanto está a ferver e pode queimar a boca do bébé, para além disso pode destruir algumas propriedades protetoras do leite.
Devo aproveitar o leite que sobrou?
Não, nunca aproveite o leite que sobrou, as bactérias da boca do bebé ficam lá, por isso não convém guardar para uma segunda vez. O leite que sobrou deite fora.

 

bomba+tira+leite+manual+medela+sao+paulo+sp+brasil__2EFE06_1

Como extrair leite materno com a bomba manual?


Em primeiro lugar esterilize a bomba com a máquina de esterilizar ou coloque-a num tacho com água a ferver, aproximadamente durante 5 minutos. Retire-a com uma pinça própria para não se queimar.
A esterilização é importante para evitar bactérias que depois entram em contacto com a boca do bebé.
A extração manual pode ser rápida e eficaz, mas requer aprendizagem, prática e muita paciência. Lave bem as mãos, e faça uma massagem no seio suavemente com a palma das mãos. Com o polegar e o indicador, faça uma ligeira pressão para trás, mantenha essa pressão comprimindo o polegar e o indicador, com um ligeiro movimento para a frente, expulsando o leite.

Posts Relacionados
Aspiração nasal
Gravidez semana a semana
Cordão umbilical, como cuidar ?
Ser mãe de menina
Pós – parto
Como erguer o recém nascido
Bebê prematuro
Evolução de um bebê no primeiro ano de vida

Publicidade

JPG Dentistas 300x250

Artigo sem comentários

Enviar Comentário